Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Estudo mostra o salário de advogados em 2018

Publicado por Elder Nogueira
há 6 anos

Salários para advogados no Brasil podem chegar a mais de 530 mil reais por ano.

Demissões, terceirização, salários menos atrativos e juniorização de cargos gerenciais marcaram a vida do advogado brasileiro em 2017. Neste ano, porém, a situação deve melhorar um pouco, segundo análise divulgada pela revista Exame.

A partir de entrevistas com o alto escalão de grandes empresas do país, o jornal afirma que a retomada de investimentos em 2018 acarretará um aumento no número de contratações de profissionais do meio jurídico, assim como de outras áreas.

Profissionais qualificados e com experiência em banking, financiamentos e meios de pagamento têm sido muito buscados. Também devem surgir oportunidades na área trabalhista, devido à recente reforma da lei. Outras áreas que têm demandado são o contencioso estratégico e a recuperação judicial.
Também há recorrência recrutando para a área tributária, tanto consultiva como contenciosa. Em um país com uma carga tributária tão complexa como o Brasil, a área está quase sempre aquecida.

1. Perfil mais procurado varia

O advogado preferido pelos escritórios costuma exibir profundidade técnica, além de“apetite” para desenvolver a frente comercial e captar novos clientes.

“Em grandes escritórios, costuma crescer quem tem habilidade política, além de ‘estômago’ para lidar com a competitividade normal do ramo e trabalhar madrugadas e fins de semana”, explica. Já em escritórios menores (“boutiques”), perfis extremamente técnicos e acadêmicos, com artigos e livros escritos, costumam ser bastante valorizados.

O advogado de empresa tem um perfil bastante diferente: ele é um executivo de negócios como qualquer outro, mas da área jurídica. É necessário ter jogo de cintura e saber a lidar com os mais diferentes tipos de pessoas, de todas as áreas e hierarquias.

Ainda de acordo com a reportagem da revista Exame: “As empresas gostam de advogados com perfil ‘mão na massa’, que atuem tanto na parte estratégica como na execução, ainda mais com os recentes cortes de custo nas estruturas”. Inglês fluente também costuma ser requisito.

2. Quem é “mosca branca” no mercado?

Um dos perfis mais difíceis de encontrar no mercado atualmente é o do advogado trabalhista com inglês fluente e uma visão apurada de negócios.

Segundo Guilherme Nicolau, gerente das divisões jurídico, compliance e relações governamentais da Robert Walters Brasil, as áreas com mais oportunidades abertas serão M&A (fusões e aquisições), societário e mercado de capitais:

Diversas empresas de fora do país têm dificuldade para lidar com a complexa e polêmica legislação trabalhista brasileira. O advogado, precisa então ser capaz de entender a fundo a lei, mas ao mesmo tempo comunicar isso de forma objetiva e didática ao cliente estrangeiro.
Outro profissional que tem sido muito buscado é o advogado de direito público que não tenha um perfil puramente acadêmico. Os escritórios têm buscado alguém com bagagem técnica, mas com perfil voltado para os negócios. Esse advogado vai lidar com PPP's, concessões, financiamentos, e outros temas relacionados a infraestrutura.

3. Salários para 11 cargos jurídicos

Segundo o relatório da Robert Walters, a remuneração praticada pelos escritórios de advocacia permanece estável em 2018. O pacote anual varia, dependendo do cargo, entre 70 mil e mais de 240 mil reais.

Já os salários oferecidos por empresas devem registrar uma ligeira variação positiva em todos os cargos — do advogado de nível júnior ao VP. O total pago no ano para a posição mais sênior analisada pelo relatório pode superar 530 mil reais.

O motivo, segundo Nicolau, é que nas empresas, salvo raríssimas exceções, os salários são reajustados anualmente. Isso ocorre graças a exigências trabalhistas, já que os funcionários são registrados normalmente como CLT.

Por outro lado, o mercado de escritórios tem uma característica específica: a grande maioria das bancas remunera seus advogados como associados, na forma de distribuição de lucros, não havendo uma obrigatoriedade de reajuste de salário.

“Devido ainda aos reflexos da crise, conversamos ao longo de 2017 com diversos sócios de escritório que não pretendiam reajustar o plano de carreira dos associados em 2018, preferindo aguardar a retomada do mercado para decidir se e como fazê-lo”, explica o gerente da Robert Walters.

Diversas empresas de fora do país têm dificuldade para lidar com a complexa e polêmica legislação trabalhista brasileira. O advogado, precisa então ser capaz de entender a fundo a lei, mas ao mesmo tempo comunicar isso de forma objetiva e didática ao cliente estrangeiro.

Outro profissional que tem sido muito buscado é o advogado de direito público que não tenha um perfil puramente acadêmico. De acordo com o gerente da Robert Walters, os escritórios têm buscado alguém com bagagem técnica, mas com perfil voltado para os negócios. Esse advogado vai lidar com PPPs, concessões, financiamentos, e outros temas relacionados a infraestrutura.

Escritórios:

  • Sócio: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - Mais de 240 mil e Mais de 240 mil;
  • Especialista (carreira em Y): Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 220 mil – 410 mil e 220 mil – 410 mil;
  • Associado sênior: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 130 mil – 340 mil e 130 mil – 340 mil;
  • Associado pleno: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 85 mil – 145 mil e 85 mil – 145 mil;
  • Associado Júnior: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 70 mil – 115 mil e 70 mil – 115 mil;

Empresas:

  • Vice-presidente jurídico / Diretor jurídico regional - Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - Mais de 500 mil e Mais de 530 mil;
  • Gerente jurídico sênior: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - Mais de 320 mil e Mais de 345 mil;
  • Gerente jurídico: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 170 mil – 500 mil e 180 mil – 520 mil;
  • Advogado de nível sênior: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 90 mil – 195 mil e 95 mil – 205 mil;
  • Advogado de nível pleno: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 80 mil – 130 mil 85 mil – 140 mil;
  • Advogado de nível júnior: Salário anual 2017 (em reais) Salário anual 2018 (em reais) - 65 mil – 90 mil e 70 mil – 95 mil;
  • Sobre o autorEspecialista em Direito Processual Civil e Direito do Trânsito
  • Publicações120
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações2617
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudo-mostra-o-salario-de-advogados-em-2018/548478790

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Só tenho um comentário sobre esse trecho:

"O advogado preferido pelos escritórios costuma exibir profundidade técnica, além de“apetite” para desenvolver a frente comercial e captar novos clientes".

FALÁCIA! Na prática, todossssss os escritórios ocupam os cargos mais altos na sociedade com os advogados que tenham essa, digamos, habilidade extra curricular, de trazer clientes. Lá nos bastidores, longe das reuniões com clientes, longe mesmo das vistas dos clientes, ficam advogados que nem associados são, descobertos às vezes na universidade por sua capacidade técnica e indicados por amigos e sócios professores universitários, contratados por salários baixíssimos. Esses salários que vemos nos anúncios de vagas para advogados nos classificados. Esse irá ganhar igualmente aquele outro que praticamente só faz diligências e "peticionamento". E esse advogado, além de corrigir as petições de todos eles, e ter que se apresentar para as audiências mais complexas, em suas raras aparições "públicas", irá atuar nos bastidores, de preferência o mais escondido possível, principalmente das vistas dos clientes. Esse é guardado a 7 chaves e geralmente só se reúne com a cúpula para dar todas as ferramentas necessárias para a reunião realmente importante: aquela com o cliente, da qual ele não irá participar, já que o escritório não tem interesse que o cliente veja a cara de quem realmente detém o conhecimento estratégico da defesa técnica de seus interesses, que justificam os altíssimos honorários que estão pagando. É esse advogado que dará um retorno técnico do escritório ao cliente. E o crédito fica para o "escritório". E o retorno financeiro do sucesso é dividido entre a cúpula do escritório, especialmente aquele outro, o tal com "apetite" para captar novos clientes e que trouxe o dito cujo cliente. Não importa o que os "relações pública" dos escritórios digam em entrevistas. Na prática, a figura do advogado bem preparado técnica e academicamente, raramente se reunirá na mesma pessoa do advogado que trás clientes ao escritório. E na prática, são esses advogados executivos que ganham esses salários aí abordados neste artigo. O que até faz sentido, financeiramente falando, já que sem clientes para pagar gordos honorários, o escritório não cresceria, ou deixaria de ser grande rapidinho. Então, o advogado bem remunerado é realmente o que alimenta a carteira de clientes do escritório. E raramente esse sujeito tem um rasgo do conhecimento que o outro, aquele atuante lá nos bastidores tem. É bem injusto, mas é assim que é. Vamos combinar de falar a verdade né. Eu me contorço quando vejo as declarações que os escritórios de advocacia dão em entrevistas. Eles fazem parecer que darão mesmo alguma oportunidade para alguém por mérito. Não, oportunidade, só por crédito. O advogado que é a galinha dos ovos de ouro, é mantido sob a guarda do gigante, para ninguém descobri-lo. Nem o cliente e nem o escritório concorrente. No meio dos inúmeros advogados da "banca", fica difícil para quem está de fora adivinhar quem é quem. Então graças a um ou dois, a banca de 50 advogados leva a fama de excelência em equipe. Fica muito bonito lá na foto do site. Aquele tanto de gente fantasiada com "kit advogado de sucesso" (ternos, scarpins, relógios e gravatas de seda). Fica muito bom mesmo na foto. Impõe respeito não é mesmo? A pergunta é: Onde está Wally? continuar lendo

Parabéns pelo comentário realista.
Fico imaginando outra questão: se a captação de clientes é vedada pelo Estatuto da OAB, como esses advogados mencionados no artigo fazem essa captação? continuar lendo

José Cuty, Obrigada pelo elogio. Mas na minha vida eu ganharia mais ficando de bico fechado. Entretanto, não aguento! Kkkkkkkk! Sobre a questão da captação é só uma forma de falar. Captação, a rigor, é angariar alguma coisa de forma fraudulenta, ilegal ou imoral. Lógico que atalhar o cliente do colega em uma festa, ou mesmo no corredor do prédio, e convencer o sujeito, a trocar de adv, preterindo o outro e te contratando, é uma notória captação. Publicidade que beira o mercantilismo também. Mas clientes de causas milionárias não se convencem assim. Eles são fisgados por advogados do próprio meio social e político. E os advogados bem relacionados terão a oportunidade de chegar até esse cliente em potencial. Que acabam os contratando, ou ao escritório ao qual pertencem pela boa e velha confiança, que é o meio legal de conquistar o patrocínio de uma causa. Nem sempre o advogado tecnicamente bem preparado tem esse carisma, ou mesmo essa oportunidade. Lógico que esse quadro mudaria se o escritório que está sugando seu suor lhe desse a chance de dar as caras nas reuniões com clientes importantes. Mas não dão. continuar lendo